Del Rey Acolhe

 

Conheça o projeto Del Rey Acolhe

 

O Del Rey Acolhe é uma iniciativa do Shopping Del Rey em parceria com o Instituto Elo, que realiza um pioneiro e inovador trabalho social junto a crianças e adolescentes em situação de risco social e vulnerabilidade.

Localizado em um território social e economicamente heterogêneo no bairro Pampulha, em Belo Horizonte (MG), o Shopping Del Rey assumiu para si o complexo desafio de acolher e orientar crianças e adolescentes em situação de abandono, mendicância e vulnerabilidade extrema que circulam no shopping e em seu entorno, buscando conseguir dinheiro ou doações. Contextos sensíveis que expõem estas crianças e adolescentes a riscos graves como a violência, a exploração sexual e o aliciamento.

Por meio de um acolhimento humanizado e uma escuta qualificada, realizados por uma equipe social especializada do Instituto Elo, o Del Rey Acolhe busca entender as demandas destes jovens, suas trajetórias de vida e contextos familiares e sociais. A partir daí, em colaboração com uma ampla rede de apoio, contribuirá para que eles possam exercer com plenitude seus direitos e desenvolver suas potencialidades.

Muitas vezes ficamos sensibilizados com o pedido de uma criança por um lanche ou um “trocado”. Mas lugar de criança não é pedindo dinheiro ou comida a pessoas desconhecidas. É na escola. Com a família. O ato de dar um trocado ou um lanche, sempre um gesto de solidariedade e de sensibilidade, infelizmente contribui para estimular a exploração de crianças e adolescentes. Estas doações acabam fortalecendo a rede de exploração e são trocadas muitas vezes por drogas e álcool.

Ao ganhar dinheiro e alimentação dessa forma é fortalecido um ciclo perverso na vida destas crianças e adolescentes, de exposição e exploração, que os desestimula a continuar estudando e a participar de projetos de assistência social, como Del Rey Acolhe, que poderão de fato representar para eles uma saída concreta da situação de vulnerabilidade em que se encontram. Pelo contrário, assim essas crianças e adolescentes são estimulados a permanecerem em situação de risco, sem estudar e morando nas ruas. A mendicância é uma forma de trabalho infantil, além de abandono, negligência e exposição a risco, sendo porta de entrada de outras violações de direitos, como o abuso e a exploração sexuais.

A equipe social do projeto Del Rey Acolhe acompanha e presta assistência não somente às crianças e adolescentes que frequentam nos espaços e o entorno do Shopping Del Rey, mas também a suas famílias, sempre em parceria com as instituições públicas e privadas que formam a rede de proteção a crianças e adolescentes em Belo Horizonte, como o Conselho Tutelar, por exemplo. Promovendo ações de acompanhamento familiar, ofertando cursos profissionalizantes, assistência alimentar e acesso ao esporte, à cultura e ao lazer.

 

Inovação e compromisso social

 

Iniciativa inédita e inovadora em Minas Gerais, já experimentada com sucesso em empreendimentos de outros estados, como, por exemplo, pelo shopping Castanheira, em Belém, PA, e pelo Norte Shopping, no Rio de Janeiro, RJ, o projeto Del Rey Acolhe desenvolverá um trabalho de intervenção socioassistencial direta, no acolhimento destas crianças e jovens e na qualificação e busca de soluções e estratégias para a superação dos desafios enfrentados por eles. Além de atuar na sensibilização e articulação de uma ampla rede de apoio, constituída pelos principais atores da proteção social às crianças e adolescentes em nível municipal.

Para tanto, o Del Rey Acolhe contará com um ambiente dedicado exclusivamente à iniciativa em suas dependências. Um Espaço de Acolhimento com uma equipe especializada para desenvolvimento das ações do projeto a fim de criar condições para compreender as razões que levam estas crianças e adolescentes à circulação desacompanhada no interior e entorno do shopping.

O Del Rey Acolhe foi concebido em diapasão com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, e define “as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado”. O projeto parte de um referencial jurídico e teórico robustos, mas pela própria natureza dinâmica e complexa de seus objetivos será um movimento em contínua construção e aprimoramento.

A metodologia do Del Rey Acolhe será voltada para a prevenção e o cuidado, distanciando-se radicalmente das lógicas de repressão, buscando promover um acolhimento humanizado responsável a partir de uma escuta qualificada, para entender as demandas destes jovens, suas trajetórias e contextos socioeconômicos e familiares. A partir de então, será elaborado um diagnóstico personalizado com recomendações para empreender um encaminhamento assertivo e com potencial transformador para esses jovens.

 

Ações e objetivos

 

Emissão de documentos
A equipe do Del Rey Acolhe auxiliará as crianças, adolescentes e suas famílias para a emissão de documentos como identidade, certidão de nascimento, CPF carteira de trabalho, título de eleitor e alistamento militar, no caso de homens, para que possam exercer com plenitude seus direitos.

Atividades lúdicas e culturais
Serão realizadas diariamente no espaço dedicado ao projeto atividades lúdicas e culturais com as crianças e adolescentes, uma ferramenta pedagógica essencial e estimulante no processo de socialização e aprendizagem.

Fortalecimento de vínculos familiares
O diálogo junto às famílias, por meio de sensibilização e orientações, será parte fundamental do trabalho da equipe social do Del Rey Acolhe no acompanhamento do desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Parcerias com políticas públicas e projetos sociais
Contribuir para o enfrentamento ao trabalho infantil e trabalhar pela inserção das crianças e adolescentes e suas famílias na rede de atendimento socioassistencial, programas governamentais de transferência de renda e projetos sociais, esportivos e culturais é outra importante vertente do projeto, que pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Formação profissional e inserção no mercado de trabalho
Por meio de parcerias com os órgãos públicos e empresas privadas, o Del Rey Acolhe orientará e encaminhará os adolescentes participantes do projeto para cursos de formação profissional visando sua inserção no mercado de trabalho formal.

Reinserção escolar
O Del Rey Acolhe articulará ações diretamente com as escolas em que as crianças e adolescentes estejam matriculados a fim de contribuir para a diminuição da evasão escolar.