Jovens Florestas

 

O Projeto "Jovens Florestas - Plantando cuidado, em busca de caminhos sustentáveis" visa criar oportunidades para jovens em vulnerabilidade, através da instalação e manutenção de viveiros de mudas e hortas, prioritariamente, em unidades socioeducativas, abrindo oportunidades para a reflexão sobre a importância do cuidado e possibilitando novos caminhos sustentáveis em suas vidas. O projeto foi criado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, e tem como um de seus parceiros o Instituto Elo.

O principal objetivo do projeto é buscar aprimorar a reflexão com os adolescentes sobre o cuidado em suas diversas dimensões, além de instruí-los nas técnicas de instalação e manutenção de viveiros de mudas. Os adolescentes vão aprender também sobre reutilização e compostagem, receberão noções de sustentabilidade e sobre o georreferenciamento das árvores plantadas. A meta é que o treinamento dos adolescentes funcione como uma ferramenta de formação pessoal e profissional e de reinserção social, com foco na sustentabilidade.

O Projeto Jovens Florestas também tem caráter inédito no Judiciário, que é o de neutralizar a produção de dióxido de carbono equivalente (CO2e) da Orquestra Jovem, do Coral Infantojuvenil e da Cantata de Natal do TJMG, já que parte dos plantios a serem realizados compensarão as emissões dessas iniciativas nos anos de 2023, 2024 e 2025. Essa é a primeira iniciativa de responsabilidade social com “carbono neutro” do Tribunal.

Conheça o site do projeto: www.jovensflorestas.com.br

 

Plantio de mudas do projeto Jovens Florestas (Crédito: Instituto Elo)

 

Lançamento do projeto Jovens Florestas em 23/09/2024 no Parque Ecológico do Brejinho, no Bairro São Francisco em Belo Horizonte, MG (Crédito: Cecília Pederzoli/ TJMG)

 

Lançamento do projeto Jovens Florestas em 23/09/2024 no Parque Ecológico do Brejinho, no Bairro São Francisco em Belo Horizonte, MG (Crédito: Cecília Pederzoli/ TJMG)