Cozinhas Escola
O objetivo central do Projeto Cozinhas Escola, que promove cursos de culinária e preparação de alimentos nas unidades Socioeducativas no município de Belo Horizonte, MG, é contribuir para a qualificação profissional e para a ampliação do potencial de empregabilidade dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação em Unidades Socioeducativas localizadas no município de Belo Horizonte, MG, através da capacitação profissional contribuindo também a redução da reentradas e reiterações infracionais destes.
O projeto é uma iniciativa da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte. Por iniciativa da magistrada Dra. Júnia Maria Benevides de Souza Bueno e de sua equipe, a ideia das oficinas/ cursos profissionalizantes na área de alimentação foi apresentada ao Instituto Elo em 2021, para que este avaliasse a viabilidade de implantação em Unidades Socioeducativas de Belo Horizonte, MG, junto à Diretoria de Educação e Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Suase, e formatasse o projeto de modo colaborativo. No inicio de 2022 o projeto foi iniciado.
Lançamento do projeto Cozinhas Escola na Unidade Socioeducativa Andradas em 2023, em Belo Horizonte, MG (Crédito: Instituto Elo)
O projeto é atualmente executado em 04 Unidades Socioeducativas:
• Centro Socioeducativo São Jerônimo
• Centro Socioeducativo Andradas
• Centro Socioeducativo Santa Helena
Para além de um meio para aquisição de habilidades e preparação para uma ocupação no mundo do trabalho o projeto constitui-se também um meio de ocupação do tempo ocioso, especialmente, e uma alternativa eficaz e com potencial de redução da reentradas e reiterações infracionais dos adolescentes e jovens internos.
Neste projeto propomos a capacitação profissional continuada na forma de cursos livres que permitam aos adolescentes e jovens capacitar-se para ter maior potencial de empregabilidade e geração de renda no setor de alimentação.
A viabilidade do projeto e a amplificação de seu potencial para alcançar seus objetivos se da, especialmente, pela união de forças entre as instituições parceiras envolvidas, ou seja, a Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte, a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp) e o Instituto Elo.
A área de alimentação é atualmente uma das mais dinâmicas e que mais empregam jovens no Brasil. Os cursos de preparação de alimentos a serem ofertados têm como objetivo formar profissionais com postura profissional, capacidade técnica e versatilidade na área de alimentação e preparação de alimentos.
Os objetivos centrais do projeto são:
• Contribuir para a qualificação profissional e para a ampliação do potencial de empregabilidade dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação em Unidades Socioeducativas localizadas no município de Belo Horizonte, MG.
• Reduzir o défice de oportunidades formação profissional em Unidades Socioeducativas localizadas no município de Belo Horizonte, MG.
• Oportunizar ao público-alvo formação profissional qualificada, alinhada às demandas contemporâneas do mercado de trabalho e aos seus interesses.
• Garantir/ promover/ ampliar o acesso aos direitos fundamentais dos participantes e de suas famílias.
• Fomentar e incentivar a integração produtiva.
Entre os cursos ofertados estão:
Curso/ oficina de chapeiro
Curso/ oficina de salgados para festas
Curso/ oficina de pizzaiolo
Curso/ oficina de panificação
Curso/ oficina de produção de bolos e introdução a confeitaria
Curso/ oficina de produção de doces, trufas e bombons
Curso/ oficina de culinária básica
Curso/ oficina de preparo de sobremesas
Curso/ oficina de preparo de massas
Curso/ oficina de preparo de carnes
Curso/ oficina de preparo de refeições de tradição mineira
Curso/ oficina de preparo de saladas, entradas e molhos especiais